Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis

AMAR E GOSTAR

Matéria postada por Conceição Valente
Data da Matéria 61 comentário(s)


Há uma diferença enorme entre estes dois verbos amar e gostar, mas frequentemente são usados como sinônimos.

Gostar é um sentimento que brota espontaneamente na pessoa. Gostamos de pessoas que achamos simpáticas, ou que nos beneficiam, mas deixamos de gostar daquelas que nos são antipáticas, ou que nos fazem mal. A liberdade de escolha de gostar, ou não de alguém é nula pois não podemos optar pelo que sentimos. Nossa área de liberdade não se encontra no que naturalmente sentimos, mas está no que podemos fazer com tal sentimento.

O gostar geralmente está associado ao prazer. Gostamos das pessoas que interpretamos como boas para nós, o quanto podem nos fazer felizes, e quanto suas presenças nos fazem bem e, deixamos de gostar quando as pessoas não nos são simpáticas, quando nos maltratam e quando não são o que esperamos das mesmas.



Quando os relacionamentos entre pessoas fixam-se exclusivamente no gostar, sem evoluir para o amar, surgem frequentemente hostilidades, muitas brigas, ciúmes, controle, egocentrismo e traições. O alcance de realização afetiva aqui é fugaz, “eterno enquanto dura”, egoísta, visando exclusivamente a satisfação individual. A atração pelo outro é por um traço de beleza ou de personalidade, não pelo ser total deste.

O amor é uma moção espiritual, não no sentido teológico, mas no que Viktor Frankl, autor da Logoterapia, chama de dimensão ontológica do ser humano. Esta dimensão é exclusiva do mesmo. O que diferencia o ser humano dos outros animais é a sua dimensão espirtual, sendo que estes possuem somente as dimensões biológica, psíquica e social.

O amor pode se originar no sentimento de gostar, mas, sendo moção espiritual, trata-se uma escolha. Ama-se sem se preocupar com ganhos que possam ser obtidos no relacionamento. Ama-se o outro, não para ser feliz, mas para fazê-lo feliz. Amor é sempre maior que o ego e nesta transcendência é capaz de justificar e perdoar os erros do outro.

São Paulo define claramente o amor, em I Cor 13,2.4-8, chamando-o de caridade:- “...se não tiver caridade, não sou nada.” 4-7 “A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará.”

O amor capacita e fortalece o ser que ama, favorecendo:

- Formar unidade.

- Reconhecer o caráter único e irrepetível do outro.

- Percepção especial do ser amado: o vê além dos defeitos.

- Amizade, empatia, sintonia, intimidade, responsabilidade pelo encontro assumido, fidelidade independente de leis, mas dependente da própria consciência.

- Abertura para formar comunidade. Um filho gerado no amor, é verdadeiramente assumido e reconhecido como fruto do mesmo.

- Aceitação do diferente – não compactua com preconceitos

Somos livres para amar, ou não. Podemos escolher com muita facilidade amar a pessoa que gostamos, mas podemos optar, apesar das imperfeições e das feridas causadas pelo outro, a amá-lo. Não que isto seja fácil, mas podemos escolher, a despeito da dificuldade, tomar a decisão do amor e do perdão. Podemos amar a quem não gostamos. Que maravilha ficar livre da mágoa – “má água”, que nos envenena enquanto não a liberamos, através do perdão!

Quando se ama, se fala em transcendência do eu, de algo que é eterno e até mesmo mais forte do que a morte, como nos ensina o Livro Sagrado, em Cântico dos cânticos 8, 6a. Ao perder alguém, que foi embora, ou que morreu, o amor continua existindo e jamais será aniquilado pela ausência do ser amado. Amar é a mais nobre escolha que o ser humano é capaz de fazer e desta forma conseguir viver a plenitude de seu ser.

Sintetizando tudo, termino com as sábias palavras de Madre Tereza de Calcutá:




Conceição Valente, psicóloga, graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Riberião Preto - USP, especialista em Logoterapia.

6 matérias escritas para o amores possíveis

comentários:

Marcos
50 anos

O amor não é um sentimento vão... sentimento as vezes vem e vão ...o amor faz tento bem , mesmo sem sentir ... é sua escolha ; tem que decidir ...( Extraído)

OGRO.BOY
51 anos

A palavra amor usada pelo Apóstolo Paulo não tem conotação erótica (erus) nem tampouco fileu ( amigo) o amor segundo ele erudito na forma ágape. Jeito supremo de amar. Mas adorei sua explanação do assunto. Bjos de luz .

Romantica
57 anos

Texto claro e maravilhoso,.

emilia
67 anos

Que deus coloque em minha vida uma pessoa. Digna de caráter. Cumplicidade sei que todos nos temos qualidades e defeitos. Para sabemos a perfeição de cada um tem que ter um bom diálogo com muito respeito e carinho para nascer um grande e precioso amor de ambos..verdadeiramente obrigado por tudo senhor por esse espaço de expressar a minha comunicação ao meu sentimento que vem da alma e refletir no meu coração. O olhar diz tudo ???

marcinha
64 anos

Amor é um fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se e contente; É um cuidar que ganha em se perder; É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor -bjss de luz

Guh
34 anos

Perfeito, e quem ama cuida! Quem ama deseja sempre o melhor!

ladyrox1
53 anos

Gostei do texto, eu busco conhecimento para entender, amor e paixão...porque nos apaixonamos e apegamos a alguém, que de repente se tornou nosso ópio. Difícil é lidar com as emoções de forma consciente ao fim de se equilibrar. Então a paixão nos permite um exercício para lidar com nossos monstros internos, insegurança, ciúmes... Mas o amor é algo pleno e raro.

CLARISOL
55 anos

PALAVRAS MUITO LINDAS

Tuttinha
43 anos

Eu sei que meu amor existe, sei que ele está bem perto de mim. Só preciso ter paciência e esperar ele chegar.

Crys
52 anos

O amor não são para todos...amor sentimento único e verdadeiro,sentimento sem interesse ,puro ,é dar sem receber, é saber renunciar mas principalmente é saber amar a si mesmo em primeiro lugar!

Nena
42 anos

Amar é aceitar um ao outro com seus defeitos e suas qualidades, eu espero um dia encontrar alguém q saiba me valorizar, respeitar e me amar de verdade ??

Charles
43 anos

A procura de um grande amor,,,, Companheirismo e parceria são as palavras chaves !! Sou romântico, amigo, companheiro enfim um grande parceiro para se amar !! Quero conhecê-la !!

mara
38 anos

quero amar e ser amada

rosi
53 anos

Eu estou a procura de um amor Pra mim ser cmpretamente feliz

R@f@
43 anos

Amar não é um sentimento, é uma decisão. Só entendemos o amor quando aprendemos a ver os defeitos dos outros e tentamos lutar junto com a pessoa sobre os defeitos dela. Porque ninguém é perfeito.

ShirleyBalieiro
46 anos

O amor é de fato, o sentimento mais profundo, mais bonito, e mais importante. Quando aprendemos a nos amar e nos respeitar estamos prontos. Prontos para amar e não importa se somos amados ou não. Nos amamos e isso basta.


Quero encontrar alguém para ser parceiro. Compaheiro. Para tudo um amigo um amor que esteja comigo para vivermos todas as emoções da vida nos altos e baixos porque eu sou assim parceira para todos os momentos

Acassiaid
56 anos

Amar vai muito além das palavras bonitas amar é um sentimento raro que quando encontrado em ambas as partes devem cativar esse sentimento como uma jóia preciosa .

Mc71
36 anos

A procura da felicidade

Belpérola7290
53 anos

O amor é sublime e eu espero encontrar alguém que me ame de verdade . Vai ser uma coisa recíproca .adorei o texto muito lindo !!!!


 01  02  03  04   Próxima Página  Última Página

(Página 1 de 4)

Para enviar um comentário, é necessário cadastrar-se.

22 anos apaixonando pessoas


indique o amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis


idioma / language
português  -  english


© 2002-2024 amores possíveis.
Todos os direitos reservados - v4.2.3


Este website utiliza cookies para melhorar sua navegação, controlar sessão, medir a audiência e oferecer publicidade. mais informações   aceito