Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis

SOFRIMENTO, COMO LIDAR COM ELE?

Matéria postada por Conceição Valente
Data da Matéria 42 comentário(s)


A maioria de nós já vivenciou algum tipo de sofrimento na vida, desde nossa mais tenra idade. Tivemos, temos e ainda teremos que lidar com vários tipos de perdas e de desapegos. E é claro que isto pode ser muito doloroso, mais para uns do que para outros, mais ou menos intensos dependendo de sua proporcionalidade à nossa personalidade, e maturidade inclusive a espiritual.

Entre tantos testemunhos de superação ao sofrimento, cito Viktor Frankl, fundador da terceira Escola Vienense de Psicoterapia: Logoterapia - terapia que tem como objetivo ajudar a pessoa a descobrir o sentido de sua vida, que é único para cada um. Trata-se de uma terapia que é aplicada especialmente às pessoas que sofrem com problemas existenciais. As lições doloridas e exigentes que Frankl vivenciou como prisioneiro, durante três anos em vários campos de concentração nazistas, e sua superação antes e após a libertação, são estimulantes para fazer-nos enxergar a vida sob a perspectiva especial da resiliência, e de nos motivar a enfrentar no dia a dia as adversidades e problemas que possam nos acometer.

A superação do sofrimento requer escolhas da pessoa que o vivencia. Pode optar entre várias possibilidades e desenvolver algumas que, sem sentido, são responsáveis por elevar e intensificar o sofrimento e o vazio existencial como a ingratidão, a auto piedade e a revolta, que conduzem ao beco sem saída os indivíduos que imaturamente questionam -“por que comigo?”, “quem me fará feliz?”; “quem me livrará desta dor?”; ou a escapes para vários tipos de vícios alienantes, entre os quais saliento os do uso de entorpecentes; do sexo pelo sexo; das fofocas; do consumismo; do comer demais ou de menos; dependência de pessoas e de coisas; e da escravidão ao trabalho. Tudo isto são “pás” que cavam ainda mais a dor que atinge o sofredor e a outros entes que convivem com ele, como amigos e familiares.

A pessoa que verdadeiramente procura superar o sofrimento é aquela que apesar dele, decide encontrar um sentido para o mesmo.



Frankl (1986) distingue três categorias de valores existenciais: “1. Criativos – dar algo ao mundo, uma tarefa, uma obra, um trabalho; 2. Vivenciais – receber algo do mundo, a experiência do amor, por exemplo; 3. De atitude – posicionar-se diante de sofrimentos inevitáveis.” E este último é o que evidenciamos em nossa reflexão.

Os “Valores de Atitude” se referem ao modo do homem se comportar perante as situações que geram sofrimento e que não podem ser mudadas. “A essência de um “valor de atitude” reside precisamente no modo como um homem se submete ao irremediável (Frankl, 2000, p. 155). O sofrimento convida à descoberta de “valores de atitude”, e encontrando um sentido naquela situação dramática o homem faz a experiência de realizar sua humanidade. Frankl entende que: "o sentido da vida é um sentido incondicional, por incluir até o sentido potencial do sofrimento inevitável". É a oportunidade de transformar o sofrimento em uma conquista” (Frankl, 1989, p. 138).

Segundo ele (1989, p. 83) há sempre a possibilidade da realização de tais valores: -"portanto, quando um homem arrosta um destino perante o qual nada mais pode fazer que aceitá-lo, suportá-lo; tudo está no modo como o suporta, tudo depende de que o carregue sobre si como uma “cruz”.” Frente ao “valor de atitude” o homem, como ser responsável e livre, pode optar sempre por sua realização. É necessário que se compreenda esta resignação e posicionamento quando realmente não for possível modificar a situação do sofrimento. Só neste contexto tem algum sentido, "carregar a sua cruz".

O autor da Logoterapia salienta a importância da pessoa se posicionar de forma positiva, para encontrar um sentido nas dificuldades, discorrendo sobre o que chama de “Tríade Trágica”:- sofrimento, culpa e morte. "Mesmo se a pessoa não puder mudar a situação que causa seu sofrimento, pode escolher sua atitude. Se não for possível mudar a situação, é possível mudar a si mesmo .”(Frankl, 1989, p. 170). Ele afirma que nenhuma pessoa deixa de experimentar estes aspectos da vida e propõe: “que a pessoa adote uma posição de “Otimismo Trágico”, - otimismo ante as dificuldades (tragédias) de modo que possa transformar o sofrimento numa oportunidade para crescimento pessoal, assim como encontrar no sentimento de culpa motivos para mudar a si próprio para melhor e, por fim, fazer da finitude da existência um incentivo para a realização de ações responsáveis”.

A genialidade dos conceitos franklianosl nos indica um posicionamento saudável frente aos reveses com que nos deparamos algumas vezes, em nossas vidas. Compete a nós optarmos pelas possibilidades que nos destroem, como as mencionadas no início de nossa reflexão, ou pelas da reconstrução do nosso destino com eleições sábias e saudáveis, como as indicadas por Frankl.

Conceição Valente, psicóloga, graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Riberião Preto - USP, especialista em Logoterapia.

6 matérias escritas para o amores possíveis

comentários:

Lucy
53 anos

A perda de alguém querido nos faz repensar sobre o que mais importa nessa vida...As memórias...


Uma das piores coisas que pode acontecer. Não temos forças, vem sofrimento, saudades,perguntamos a nós mesmo como faremos pra esquecer . Mais quando conseguimos superar apagamos até os raros momentos de paz.

Max
51 anos

Esse texto faz nós refletir sobre as pessoas, e o sofrimento que elas causam nas outras pessoas. Também estou passando por um momento difícil, damos amor ,carinho e somos descartados como papel.

Vougue
47 anos

Hoje estou triste e sozinho. Minhas lágrimas me acompanham Em silêncio e lamentam minha dor. Mas assim que a noite chega, Consigo na escuridão imensa da noite obscura enxergar Uma luz que me diz baixinho Que meu sorriso vai voltar, Pois, em algum lugar do mundo ou até mesmo nesse app. Um grande nesse amor nesse aplicativo está esperando por mim!

Bel
62 anos

Bom texto, vou pesquisar mais sobre o tema. Essa dor é terrível e ninguém merece vive-la. A minha fé é que me faz persistir.

Kadu
47 anos

Essas relações fogem das racionalidades humanas e produzem um efeito doentio também. É normal sofrer, até quando nascemos isso acontece como na morte. Mas a perpetuação da dor tem ligações com a estrutura emocional da pessoa fugindo assim da zona racional. Assunto interessante,mas que encontra na palavra Solidariedade um caminho a seguir. Já presenciei pais que perderam filhos adotar crianças vulneráveis. Já vi médicos cuidarem de pessoas em países onde a dor é uma constante. E em cada um, solidário, podemos ver a alegria. Não quero dizer que não devemos sofrer, longe de mim. Mas devemos aprender a sofrer, pois afinal, sofrer faz parte da vida.

Flavioo
47 anos

Sábias palavras .....se me permite acrescentar que a dor é dolorosa rsrs e inevitavel, porém o sofrimento é opcional.... LUZ PAZ e AMOR

Fabio
39 anos

Se a paixão fosse realmente um bálsamo O mundo não pareceria tão equivocado Te dou carinho, respeito e um afago Mas entenda, eu não estou apaixonado A paixão já passou em minha vida Foi até bom mas ao final deu tudo errado E agora carrego em mim Uma dor triste, um coração cicatrizado E olha que tentei o meu caminho Mas tudo agora é coisa do passado Quero respeito e sempre ter alguém Que me entenda e fique sempre a meu lado Mas não, não quero estar apaixonado A paixão quer sangue e corações arruinados E saudade é só mágoa por ter sido feito tanto estrago E essa escravidão e essa dor não quero mais Quando acreditei que tudo era um fato consumado Veio a foice e jogou-te longe Longe do meu lado Não estou mais pronto para lágrimas Podemos ficar juntos e vivermos o futuro, não o passado Veja o nosso mundo Eu também sei que dizem Que não existe amor errado Mas entenda, não quero estar apaixonado

Lucy
55 anos

Bom hoje volto aqui depois de meses,pr dizer que coloquei em prática e consegui me superar mais rápido do que pensei tenho deixado pessoas entrar na minha vida os conheço sem medo deles machucar me, tenho conhececido pessoas maravilhosas mais eu hoje estou mais cautelosa,não tenho deixado as pessoas entrar e bagunçar meus sentimentos foco no que realmente eles querem de verdade assim estou protegendo a mim mesma.

Dudi
43 anos

No momento estou passando por um momento muito turbulento, parece que entrei em um túnel sem saída! O sofrimento é enorme,nada está dando certo,estou perdido,ainda por cima descobri que não tenho mais fé,ou melhor nunca tive! Torcendo para Lei do Universo me enviar socorro!!!

SilvioJr0308
103 anos

Viva o presente, porque o passado já foi e o futuro não sabemos o que acontecerá. É aquele ditado: O homem faz planos e Deus dá risadas...

Joi
51 anos

Olá! Eu vivi o maior sofrimento de uma separação, descobri que meu marido me traía a exatos 1 ano após perder meu pai, fui casada 17 anos e desses 7 foi só traições, descobri que meu marido tinha outra família e o meu mundo desabou, fiquei muito ruim, me isolei, me afastei da família, dos amigos do trabalho e de todos, entrei em uma depressão q só queria ficar no meu quarto e no escuro, não comia, não dormia, abandonei minha casa e meus filhos para ficar nesse mundo escuro onde eu tentava me esconder e fugir, foram quase 45 dias de puro isolamento, mas depois eu fui ver q nada era mais importante que eu e meus filhos, que eu era a única pessoa que poderia me tirar daquele buraco, foi aí que depois de muitas lágrimas e conversas com Deus, saí dali uma outra mulher, com outra mente, com outros objetivos, ser feliz da forma mais justa e fiz daquela situação um alicerce para uma nova etapa da minha vida, hoje ainda estou separada à 3 anos, continuo só, estou em paz comigo mesma, sou feliz com meus filhos q são o bem mais precioso q tenho e a vida que segue, " Nós somos responsáveis pelos nossos atos e decisões" precisamos nos valorizar e crer q Deus está sempre pronto a nos ouvir.


Como já falei o texto de Conceição Valente é perfeito e diz tudo grande inteligência com ajuda de Frakl que é também uma pessoa rara e inteligente temos que passar por o sofrimento é uma maneira de crescer e faz parte da vida machuca muito e depende de cada um sofrer mais ou menos depende da cabeça de cada pessoa se livrar mais rápido do sofrimento ou não é como é visto cada um tem um pensamento diferente e sabe como reagir é ruim sei que é mas infelizmente temos que passar.

Lucy
55 anos

Vou botar em prática o que li pr ver se dou uma mudada em mim mesma. Conheci uma pessoa aqui ela destruiu minha vida meus sentimentos choro demais não consigo esquece ló doi muito ele me humilhou desprezou tenho sofrido horrores,até pq eu tinha saído de um inferno de um casamento que só sofria pensei que tinha encontrado meu grande amor foi somente ilusão nada além de destruições sem pena sem arrependimento da parte dele,preciso superar mais não consigo tenho muitas recaídas mais é de lágrimas e dor,quando penso que estou bem ele vem em minha mente eu desabo não aguento preciso focar minha vida em algo pr viver pr alguém que queira me amar de verdade e nao sei como fazer estou destruturada não posso da chance pr ninguém não estou preparada tenho perdido pessoas lindas por conta desse sentimentos que não vai da em nada

Luz
66 anos

É pura verdade, legitimo texto para reflexão!!!!!

Daniele
43 anos

Gostei demais dessa matéria e vou inclusive pesquisar mais sobre a Logoterapia. O meu sofrimento existencial é desde q me entendo por gente. Fui uma criança adulta, sempre ansiosa e preocupada, uma adolescente problemática e hj sou uma adulta beirando a loucura.

Morena
49 anos

Perde alguém que ama e muito ruim, quando meu marido faleceu queria morrer também,foram seis meses de solidão,choro ,tristeza,amargura ,revolta.Mas hoje superei a perda e agradeço aos amigos que me me ajudaram .

Gata Borralheira
66 anos

Eu conheci meu grande amor aqui e vivemos juntos por mais de quatro anos. Ele se foi e eu não me conformo, a minha vida não tem mais sentido pra mim.

Ana
50 anos

Nunca estamos preparados para uma separação!!

Sandro
34 anos

Estou passando por isso, está sendo muito difícil, dói demais.


 01  02  03   Próxima Página  Última Página

(Página 1 de 3)

Para enviar um comentário, é necessário cadastrar-se.

22 anos apaixonando pessoas


indique o amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis


idioma / language
português  -  english


© 2002-2024 amores possíveis.
Todos os direitos reservados - v4.2.3


Este website utiliza cookies para melhorar sua navegação, controlar sessão, medir a audiência e oferecer publicidade. mais informações   aceito