Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis

PERDOAR É RECORDAR COM AMOR

Matéria postada por Conceição Valente
Data da Matéria 49 comentário(s)


Uma das definições sobre o perdão que mais aprecio é a que li “pixada’ em um muro, aliás lastimo tê-la lido nestas condições, que diz: “Perdoar é recordar com amor”! Em complemento há outra que diz que quando a pessoa não perdoa, e escolhe odiar, toma um veneno mortal e fica esperando que faça efeito no outro.”

Perdoar não é esquecer o mal recebido, mas ficar livre internamente do inimigo, dispensando o ódio e escolhendo a benevolência. Trata-se de preferir ficar livre do mal recebido, e vivenciar a paz em nosso coração. Claro que isto não é fácil, por isto o reconhecemos como um ato heroico e exigente, mas é possível e salutar.

O perdão como uma escolha heroica e livre, difere dos sentimentos sobre os quais não temos liberdade de escolha, pois surgem espontaneamente em nossos corações. Nossa área de liberdade, quando falamos em sentimentos, refere-se à escolha que podemos fazer entre várias possibilidades. Por exemplo, podemos não nos simpatizar com uma pessoa, não gostar dela, mas podemos escolher ser justos com ela, ou não; podemos lhe desprezar, ou não.



O perdão é transcendente! É natural que a pessoa rejeite o mal, e seus danos, causados por algum inimigo. Não tem porque se gostar disto, mas se ela escolhe o caminho do ódio e da vingança, acrescentará mais sofrimento à tirania recebida, e se embriagará do veneno da mágoa – “má - água”. Escolher trilhar por aqui, fará com que, inevitavelmente, caia na prisão, no imenso peso de “carregar” dentro de si o seu algoz! Internamente entrará no círculo vicioso, maligno, e sem saída, de atualizar e reatualizar incessantemente a crueldade recebida. Fará a experiência de viver o inferno, aqui mesmo na Terra, o do ressentimento (? re + sentir). Sentirá a dor novamente, e novamente até não acabar mais: o famoso “beco sem saída”!

Agora raciocine comigo, tudo isto não será gerador de doenças psicossomáticas? É claro que sim! Não há resistência humana que suporte tanto sofrimento. Jesus que é a própria Sabedoria, conhecendo o caminho que desemboca nas trevas, nos orienta a desviarmo-nos radicalmente deste e percorrer o caminho do perdão, com Sua ajuda. É como se Ele sussurrasse ternamente aos nossos ouvidos: “Fiquem livres de vossos inimigos. Perdoem! Entreguem-nos para Mim!” Confira esta verdade na Bíblia, mencionadas várias vezes, como por exemplo, em Pv 20,22 e Dt 32,35.

Compete a nós, para nosso próprio bem: amar, e a Deus: tomar conta daqueles que nos odeiam e nos fazem mal! Ufa! Pensemos e experimentemos o alívio das toneladas retiradas de nossas costas se confiarmos neste Poder do Amor que Deus tem por nós e... por nossos inimigos; dos quais também espera a conversão!

“Não acreditemos no ódio” , nos diz Sta. Rita de Cássia.

“Acreditemos no amor” 1 Jo. 4, 16

Saúde e paz para todos.


Conceição Valente, psicóloga, graduada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Riberião Preto - USP, especialista em Logoterapia.

6 matérias escritas para o amores possíveis

comentários:

Erli
57 anos

Sim o perdão nos traz paz de espírito para seguir em frente.


Perdão é uma atitude inteligente faz bem para ambas as partes.

vivy
38 anos

Simplificar tudo em nossa vida nos faz ver que o perdão é mais simples do que imaginamos, simplifique e veja que as coisas fúteis e muito valiosas perdem seu valor e te torna mais humano.

Familiar
48 anos

O que eu não quero para mim, não desejo e não faço com os outros.

Souza
43 anos

O perdão é divino, logo quem deve perdoar é DEUS.

Maria
49 anos

Perdoar é seguir em frente. Se colocar no lugar do outro e deixar a pessoa seguir o seu caminho sem interferir nem questionar. Aprendemos muito com o perdão. Ignorar a raiva também ajuda.

wambe
73 anos

O perdão nos deixa mais leve,Pense nisso..

mel
64 anos

Bem, ao meu ver o perdão é um ato bilateral. Quando se diz que perdoou, mas o outro, o ofensor, disto não tomou conhecimento, não houve perdão. A mim , parece que , o ofensor dentro de sua auto-avaliação tem-

leto
23 anos

As vezes, tudo que precisamos é perdoar!

line-1064874
45 anos

Perdoar liberta

quisuque
37 anos

Perdoar faz muito bem ao coração

tanucha34
43 anos

Perdoar limpa a alma.

Kadu
49 anos

O perdão é o mesmo que virar essa página dá vida recomeçar e seguir em frente, e pensar que tudo vivenciado foi uma experiência de vida.

Elen
68 anos

Lindo texto as vzs nos apaixonamos e ficamos cegos e não vemos os erros do outro "Elena 30-7-2017

Elen
68 anos

Temos que perdoar pois não sabemos o dia de amanhã. Elena 30-72017

Elen
68 anos

Temos que perdoar pois não sabemos o dia de amanhã. Elena 30-72017

Mary
60 anos

Perdoar é um ato de amor, nos deixa com a consciência tranquila, com o coração puro , com o corpo leve...é uma sensação inexplicável... é bom demaisssss!


As pessoas completas são as melhores porque não têm necessidade de competir ou de ter razão. Também não precisam aparentar ou mentir, pois o que são aparece nas suas atitudes, na sua moderação e no seu saber estar. Por isso a humildade tem como base o respeito pelos outros e a amabilidade. Esse é o pano de fundo dos olhares sinceros, autores destes sentimentos que nascem do coração.


Perdoar Nada mais é ,que se colocar no lugar do outro,afinal todos somos falhos!!!

Julia
63 anos

Perdoar é um ato de amor. O perdão nos liberta e nos dar paz.É viver em paz com a gente mesmo e com a vida.


 01  02  03   Próxima Página  Última Página

(Página 1 de 3)

Para enviar um comentário, é necessário cadastrar-se.

22 anos apaixonando pessoas


indique o amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis
Compartilhe amores possíveis


idioma / language
português  -  english


© 2002-2024 amores possíveis.
Todos os direitos reservados - v4.2.3


Este website utiliza cookies para melhorar sua navegação, controlar sessão, medir a audiência e oferecer publicidade. mais informações   aceito